quarta-feira, 31 de janeiro de 2018

QUEM DEU CRÉDITO A NOSSA PREGAÇÃO?



O que será necessário acontecer para que os homens venham a crer no evangelho? Muitos dizem que creem, mas, na prática agem como se a Bíblia fosse um mero conto de fadas. Tiago afirma em sua epístola que até o Diabo acredita em Deus e estremece, entretanto, a sua simples convicção de que Ele existe não será capaz de mudar o seu destino, que é o inferno, pois a sua crença não é suficiente para produzir arrependimento e mudança de atitude. Quem crê, ouve, obedece e segue.
Em toda a Bíblia, de Gênesis a Apocalipse, é nítido o amor de Deus pelos homens e o seu interesse em preservar a sua vida. É possível ver a manifestação deste amor desde os primórdios a partir do inicio da criação, descrita no livro de Gênesis. Mas, nem todos estão dispostos a dar ouvidos ao seu chamado. Este é o caso de dois jovens anônimos que tiveram a grande oportunidade de serem salvos da destruição, não obstante, decidiram duvidar e, consequentemente, pagar o preço pelas suas incredulidades (Gn 19).
Eles moravam na cidade de Sodoma que estava sentenciada a destruição, juntamente com Gomorra, devido aos altos índices de promiscuidade, devassidão e todo o tipo de atrocidades abomináveis aos olhos do Eterno. Devido a insistente intercessão do seu amigo Abraão por seu sobrinho Ló, Deus manda dois anjos até aquela cidade a fim de retirá-lo de lá com toda a sua família (Tg 2.23). Os Anjos cumprem o mandado do Senhor e comparecem a sua casa para lhe alertar sobre o que estava para acontecer.  Ló vai pessoalmente ao encontro dos seus futuros genros para convidá-los a lhe acompanhar, relatando tudo o que os Anjos lhe disseram. A Bíblia diz que eles não acreditaram nas palavras de Ló, tendo-o como um brincalhão. Deus não mente e o que havia dito que faria, aconteceu. Choveu naquele dia enxofre e fogo e aquelas cidades se transformaram em um monturo de cinzas. Somente Ló e as suas duas filhas sobreviveram. Aqueles dois jovens perderam a grande chance de escaparem ilesos da destruição pré-anunciada.
Depois deste episódio, Deus continua a enviar mensageiros à terra com o intuito de alertar os homens sobre o que precisam fazer para serem poupados da condenação eterna. Um deles chamado Isaías, faz o seguinte lamento: “Quem deu crédito à nossa pregação e a quem se manifestou o braço do Senhor?” (Is 53.1). Por derradeiro, Deus enviou o seu próprio filho, Jesus Cristo, para resgatar a humanidade sentenciada à destruição, assim como Sodoma e Gomorra, e salvá-la da morte eterna (Mt 20.28; Gl 4.4-5; Cl 1.13).
Os judeus também não creram em Jesus apesar de todas as profecias apontarem para Ele e de todos os seus sinais e prodígios realizados (Jo 1.11-12).  Hoje, a sua Igreja continua a exercer o mesmo papel daqueles dois Anjos de Sodoma, anunciando a todos que é necessário também sair... Do pecado, da incredulidade, da mornidão, da indiferença e que a cidade do refúgio é única e se chama “Jesus Cristo” (Jo 3.16, 8.32-36, 14.6; Rm 6.23, 10.9; At 4.12; Ap 3.20).

Juvenal Oliveira

Um comentário:

  1. O recado perfeito de Deus está sendo dado.Deus continue usando sua inteligência e obediência anunciando sua mensagem salvadora.

    ResponderExcluir