terça-feira, 5 de dezembro de 2017

QUAL O SEGREDO DA BÊNÇÃO?


Tem sido cada vez mais usual o emprego da palavra bênção, até mesmo por aqueles que se dizem ateus ou sem religião talvez pela grande influência dos cristãos. Definindo de forma clara e objetiva, bênção é algo que propicia o bem-estar ou a felicidade do homem. Infelizmente, nos últimos anos ela ganhou uma conotação restrita, sendo empregada apenas no sentido material; receber uma bênção significa muito mais do que prosperar financeiramente ou adquirir algum bem. Certo é que todos almejam ser felizes e aí, vem a seguinte pergunta: O que fazer para conquista-la?
Davi foi o rei que obteve a maior proeminência na história do povo de Israel e, como o homem segundo o coração de Deus, compreendia como  ninguém o significado da bênção (ISm 13.14). Assim que assumiu o trono mandou buscar a Arca da Aliança que se encontrava na casa de Abinadabe, na cidade de Gibeá (IISm 6.1-3). A Arca simbolizava para os judeus a presença de Deus no meio deles, protegendo, suprindo, curando e lhes dando direção. Era a bênção na sua mais abrangente definição e Davi não abriria mão dela. Só que para obtê-la não poderia ser de qualquer jeito.
Existia todo um cerimonialismo estabelecido pelo próprio Deus para conduzir a Arca, mas os homens que Davi enviou para busca-la foram negligentes e um deles chamado Uzá colocou a mão na Arca para evitar que ela caísse, sendo fulminado imediatamente. A Bíblia diz que neste momento Davi temeu a Deus (II Sm 6.9). Aí está o primeiro princípio de quem quer ser abençoado por Deus. Na atualidade os homens tem perdido este temor, tratam a Deus como se trata a qualquer mortal. Ele é amoroso, misericordioso, amigo, mas estes atributos não nos eximem da responsabilidade de o reverenciarmos como o Criador de todas as coisas, o Rei dos reis e Senhor dos Senhores (Fl. 2. 9-13). Um dos sinais de alguém que perdeu o temor a Deus é quando banaliza o pecado.
A Bíblia afirma que logo em seguida a Arca foi levada para a casa de Obede-Edom, lá permanecendo durante três meses. Neste período Obede foi tremendamente abençoado por Deus. A notícia se propagou rapidamente e chegou ao palácio real. Davi mandou buscar a Arca imediatamente e trazê-la para Jerusalém, pois queria governar o povo debaixo desta bênção celestial (II Sm. 6.11-12).
A Arca da aliança foi um tipo de alegoria utilizado por Deus que apontava para o seu  filho  Jesus (Hb 9). O profeta Isaías preanunciou que uma virgem conceberia e daria a luz a um menino e ele se chamaria “EMANUEL” , o Deus presente entre nós (Is 7.14).

Portanto, o segredo da bênção é fazer como Obede-Edom abrindo não apenas as portas da sua casa, mas as portas do seu coração. Jesus deve ser reverenciado e adorado, como único Deus, como consequência deste ato de fé, receberás a verdadeira bênção que é a sua proteção, cura, restauração, paz, provisão, gozo na alma, e, ainda, a maior de todas que é a vida eterna (Ap. 1. 10-18; Mt. 11.28-30; Jo. 6.35, 7.38). Que gloriosa bênção!!! 

Juvenal Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário