sexta-feira, 17 de novembro de 2017

MAIS INTENSO QUE O “IRMA”

Recentemente um furacão categoria cinco atingiu parte da América Central e o estado da Califórnia, nos Estados Unidos, trazendo pânico e causando morte e muita destruição. “Irma” foi o nome dado a este terrível temporal, com ventos que ultrapassaram os 250 km/h. Pelos vídeos divulgados nas redes sociais é possível imaginar os momentos de desespero que aquelas pessoas passaram.
Milhares de pessoas pelo mundo afora são assoladas diuturnamente por um tipo de tormenta ainda pior que o “Irma”. A diferença é que esta não pode ser detectada pelos satélites; não chama tanto a atenção da grande mídia; os estragos nem sempre são perceptíveis a olho nu; diferente das usuais não tem hora certa para começar e muito menos para terminar, pois estas podem ser previstas com antecedência e monitoradas.
No evangelho de Marcos é narrada uma grande experiência vivida pelos discípulos de Jesus. Eles obedecendo a uma ordem do Mestre entraram no barco rumo a Gadara e, subitamente, foram atingidos por uma grande tempestade que os deixou em pânico (Mc 4.35). Alguns pontos devem ser observados atentamente aqui. Primeiro, a maioria daqueles homens eram exímios pescadores e acostumados a mares bravios e ventos fortes. Segundo, eles já tinham testemunhado inúmeros milagres de Jesus e sabiam quem Ele era, logo, não havia motivo plausível para tamanho desespero.  
Enquanto o vendaval atingia aquele barco ao ponto de pensarem que naufragariam, Jesus estava dormindo tranquilamente, ou seja, as circunstâncias externas não eram capazes de tirar-lhe a tranquilidade. Qual a diferença entre o comportamento de Jesus e o dos seus discípulos se ambos estavam no mesmo barco? No caso dos discípulos, a tempestade atingiu em cheio não apenas o barco, mas também os seus corações, deixando-os desesperados, sem controle, com um medo exorbitante, dominados pelas emoções negativas, apesar de todas as atenuantes.
As piores intempéries não são as externas, mas as do coração que ditam o proceder de cada um em meio às turbulências da vida. O mundo pode estar desabando sobre a sua cabeça, mas se a sua alma estiver em paz, esta tempestade não passará de um pingo d’água. Por outro lado existem pessoas a beira da loucura, apesar de estarem diante de um dia ensolarado e tranquilo, pois a sua tormenta é interior e muitas vezes imaginária (Sl 109.22).

A boa notícia para quem vier a sofrer este tipo de furacão é que Jesus tem poder para fazê-lo cessar (Mt 28.18). Quando Ele é acordado pelos seus discípulos, intervém dando ordem ao mar e ao vento, fazendo bonança (Mc 4.39). Jesus acalmou não apenas a tempestade que atingia o barco, mas a que atingia o coração dos seus discípulos, fazendo-os confiar e descansar naquele que tem todo o poder no céu e na terra (Mc 4.41). Existem momentos na vida em que somente Ele pode acalmar as tempestades que se formam nas profundezas de nossa alma (Sl 9.9, 35.17, 42.11, 46.1; Mt 11.28-30).
Deus abençoe a sua vida!
Juvenal Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário